Referência em educação, Finlândia é inspiração para as Instituições Educacionais Nelly Falcão

A diretora das Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão, esteve recentemente na Finlândia participando da sétima edição do curso internacional de Gestão Escolar. Quando o assunto é educação, o país nórdico é considerado uma das maiores referências mundiais. Inspirada no sistema educacional deles, a gestora do Centro Educacional Pinocchio e do Colégio Martha Falcão planeja trazer algumas novidades em 2019, entre elas, acompanhamento personalizado e salas temáticas.

De acordo com a professora Nelly, o curso foi realizado na Universidade de Helsinki e abordou temas essenciais como qualificações, habilidades e competências exigidas dos futuros professores, lideranças escolares, dentre outros. “Foi um grande impacto conhecer de perto a educação finlandesa, o investimento que é realizado, visitar desde as creches até universidades e observar a valorização que dão aos professores”, comentou a educadora.

Há inclusive creches que funcionam 24h, na maioria utilizada por crianças com pais e responsáveis que trabalham em regime de plantões como médicos, enfermeiros, comissários de bordo e bombeiros.

Na Finlândia, os professores estão entre as profissões mais requisitadas, ficando atrás apenas de medicina e engenharia. As escolas possuem um corpo docente altamente instruído e as qualificações, para todos os níveis escolares, exigem um grau universitário ao nível de mestrado, além de qualificações em matérias específicas.

Nelly comenta que o sistema escolar finlandês também se baseia numa cultura de confiança, onde os professores desempenham um papel ativo no desenvolvimento das atividades, sem a necessidade da contratação de inspetores e coordenadores.

“O sistema educacional finlandês garante a igualdade de oportunidades de aprendizagem para toda a população. Ao invés de estabelecer uma comparação entre alunos, eles buscam oferecer apoio nas suas dificuldades, por conta disso poucas crianças repetem o ano”, avaliou a diretora das INFS.

E a reputação do sistema educacional da Finlândia não para de crescer, tanto é que o país tem recebido constantemente um grande fluxo de educadores do mundo inteiro interessados em observar, estudar e tentar desvendar o segredo do sucesso.

“É possível pensar em melhorias na educação tomando como base as experiências dos finlandeses e algumas delas iremos implantar aos poucos no Centro Educacional Pinocchio e Colégio Martha Falcão, como o acompanhamento personalizado, salas temáticas, a disposição das cadeiras da sala de aula, entre outras novidades que estamos avaliando”, comenta Nelly Falcão.

Matrículas Abertas

Conhecidas pelo pioneirismo em aplicar metodologias que desenvolvem habilidades emocionais, sociais e cognitivas, as INFS informam que estão com as matrículas abertas. Entre os diferenciais de uma escola premium como o Pinocchio Centro Educacional e o Colégio Martha Falcão estão a metodologia baseada nas necessidades do educando aprender a gostar de estudar, a ter um desenvolvimento saudável, ser respeitado e tornar-se um ser humano integral. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3303-0746 (Pinocchio Centro Educacional) ou no (92) 3303-0700 (Colégio Martha Falcão).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here