Reciclagem de películas de raios-X e cursos livres na área de radiologia são destaques no Literatus

O Centro Literatus (CEL) realiza nos dias 7 e 8 a IV Jornada Técnica do Curso de Radiologia. Com o tema “Resgatando o Passado e Preparando o Futuro”, estudantes e profissionais terão a oportunidade de participar de uma programação que inclui palestras com entidades que representam a categoria, exposição de objetos confeccionados com películas de raios-X recicladas e cursos livres de baixo custo.

A abertura do evento acontece no dia 7, às 8h, no auditório da unidade localizada na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul de Manaus, e contará com a presença de representantes do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 19° Região Amazonas e Roraima, Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, além de alunos que estarão contando a história da radiologia.

No dia 8, a programação da jornada inicia às 7h, na unidade da avenida Paraíba, na zona Centro-Sul, com uma apresentação de alunos do curso Técnico em Radiologia do CEL, que irão falar sobre a coluna vertebral. Em seguida, às 8h, inicia-se uma palestra de representantes do Exército, que informarão as maneiras de ingresso nas Forças Armadas. No mesmo dia, os estudantes participarão de uma blitz de conscientização do Novembro Azul.

Reciclagem de Raios-X

Outro destaque será a exposição que acontecerá das 14h às 17h, de objetos confeccionados com películas de raios-X usados para indicar lesões e que foram recicladas para produção de embalagens de presente, detalhes em peças de roupa, dentre outros.

“Os alunos da instituição aprenderam sobre como reciclar as radiografias através de um processo simples, mas que precisa ser feito de forma responsável, pois os produtos químicos usados para extrair a prata das películas formam uma “borra” que precisa ser tratada para não poluir o meio ambiente”, apontou a assessora técnica do curso de radiologia, Genilda de Oliveira.

Ela explica que o plástico utilizado nas radiografias leva cerca de 100 anos para se decompor em um lixão ou jogado na natureza. Além disso, o metal contido nele é prejudicial à saúde, pois se acumula no organismo, causando problemas nos rins, de locomoção e até neurológicos.

Cursos Livres

Custando a partir de R$ 20, os cursos de capacitação serão uma oportunidade para estudantes e profissionais da área de radiologia se aprofundar em técnicas que irão ajudar a se destacar na atuação profissional. No sábado (10), das 8h às 11h, o Centro Literatus promoverá o curso Incidência de Posicionamento, que irá ensinar o conjunto de fatores e procedimentos que influenciam no resultado final do exame.

No mesmo dia, das 13h às 17h, acontece o curso de Anatomia Óssea, que vai esclarecer aspectos importantes sobre a anatomia e análise da qualidade das imagens de raios-x.

No dia 17, das 8h às 11h, a instituição realiza o curso de Interpretação de Radiografia. A qualificação irá capacitar o profissional na interpretação correta do exame de imagem.

Também no dia 17, das 13h às 17, o CEL oferece o curso de Imobilização de Paciente Pediátrico, que vai ensinar medidas que irão auxiliar o técnico no momento do procedimento e ajudarão a reduzir a repetição de exames, proporcionando maior conforto e segurança para as crianças e agilidade para o serviço.

Os interessados em participar em qualquer um dos cursos de capacitação devem dirigir-se à Central de Matrícula do CEL, localizada na Rua Pará, n° 165, Vieiralves. Mais informações podem ser obtidas por meio dos contatos (92) 9 9136-1052 / 9 8142-1616.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here