Psicologia ajuda pacientes com câncer de mama

O medo das mudanças, após a descoberta do câncer de mama, faz com que muitas mulheres pensem em morrer, antes mesmo que a doença as mate. Nesse momento, é necessário pedir por ajuda. A recomendação foi feita pela psicóloga do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), Solange Ribeiro, em palestra “O que te desafia, te transforma”, para clientes do SESI Saúde.

De acordo com a especialista, a partir do momento em que a mulher é diagnosticada com câncer de mama, automaticamente deve-se prestar atenção na sua estrutura emocional, a primeira a ser abalada com a notícia. “O primeiro pensamento é de que a sua vida acabou ali, e não é verdade, é apenas um desafio que ela vai vencer dia após dia. Nosso trabalho é tentar tirar esse pensamento de morte da vida da paciente”, frisa Ribeiro.

Após a descoberta da doença, a mulher passa por muitos processos, muitas transformações, muitas das vezes difíceis de aceitar, e é aí que o psicólogo e toda equipe médica entram para ajudar. O psicólogo trabalha a aceitação dessas etapas, mostra que ela está tendo a chance de passar por todas em tempo. “A ajuda da família é muito importante nesse momento, mas em muitas vezes também está abalada, sendo primordial uma ajuda externa”.

Para a professora Tatiane Souza, 41 anos, o tema é muito pertinente e deve ser levado para um maior número de pessoas possíveis. O mês de outubro foi escolhido para que as mulheres reflitam sobre a importância de se conhecerem melhor, conhecerem o seu corpo e o que de anormal acontece.

“Acredito que temos uma grande responsabilidade em fazer com que esse assunto chegue para outras pessoas, para que também aprendam a se conhecer, a se tocar, e também saber, que isso realmente não é o fim, que o câncer, mesmo sendo uma doença ruim de lidar, não é só morte, que tem sim cura e que tem possibilidade de recuperação” disse a professora.

No SESI Saúde, o atendimento com a psiquiatra é realizado às terças-feiras, a partir das 8h, e às quintas-feiras, a partir das 13h. O SESI Saúde funciona na Avenida Getúlio Vargas, 1116, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 e aos sábados das 7h30 às 11h. Mais informações pelos números 3186-6610 ou 3186-6611.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here