Ovam apresenta a ‘Espanha no Violão Brasileiro’, no Teatro Amazonas

Orquestra de Violões do Amazonas terá como convidado o maestro espanhol Manuel Paz em evento gratuito nesta terça-feira (30/10)

Após ter realizado um concerto no Teatro Amazonas em 2017, o maestro espanhol Manuel Paz volta mais uma vez a este patrimônio histórico para se apresentar com a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), nesta terça-feira (30/10), às 20h. O concerto “A Espanha no Violão Brasileiro” é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a embaixada da Espanha. A entrada é gratuita.

Homenageando compositores contemporâneos da música espanhola, o repertório incluirá 13 músicas escritas especialmente para a formação orquestral de violões. O espetáculo quer mostrar a importância da Espanha para o violão mundial por meio da linguagem do violão brasileiro. “Entre os destaques estão as composições de Flores Chaviano, que escreveu diversas obras para orquestras de violões. Será uma noite especial”, informa o maestro regente da Ovam, Davi Nunes. Ainda segundo Nunes, a abertura do concerto será feita por ele e o maestro Manuel Paz regerá o restante do repertório.

“Manuel veio no ano passado e se encantou pela nossa arte, se comprometendo a realizar outro concerto conosco no ano seguinte. Ele manteve a promessa e veio em maio para começar os ensaios e agora retorna para a execução do evento”, destaca o maestro da Ovam. “Além de fazer parte, desde 1984, do quarteto ‘EntreQuatre’, que já recebeu nomeações ao Grammy Latino, Manuel Paz também já foi, por 12 anos, diretor da Orquestra de Câmara de Siero, na Espanha. Ele tem uma vasta experiência”, ressalta.

Além do concerto em Manaus, a Ovam se apresentará com Manuel Paz mais uma vez, em Boa Vista (RR), após um convite do Instituto de Música Boa Vista. A orquestra se apresentará no dia 4 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal da cidade. A viagem será realizada com apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

Confira o programa do concerto:

1. La vida Breve (Manuel de Falla)

2. Rumbas Flamencas (Fábio Nin)

3. Les fillex de Cadix (Leo Delibes)

4. El barberillo de Lavapiés (Barbier)

5. Giraldilla de Oviedo (Flores Chaviano)

6. Nana (Flores Chaviano)

7. Si la nieve resbala (Flores Chaviano)

8. Giraldilla n. 1 (Flores Chaviano)

9. Textura 1

10. El baile de los pollos (Flores Chaviano)

11. Cubanita (Flores Chaviano)

12. A city in the clouds (Javier Blanco)

13. Ayer vite em la fonte (Flores Chavian)

FOTO: MICHAEL DANTAS/SEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here