Documentário ‘A Força que vem do Norte’ mostra cenário musical das bandas autorais de Metal

Lançamento será neste sábado (17/11), às 17h, no Teatro da Instalação, e contará com shows das bandas Eutanase e Jarakillers

O documentário “A Força que vem do Norte”, produzido pelo publicitário e apresentador mineiro Clinger Carlos, e idealizado pelo guitarrista e historiador, Thiago Rocha, será lançado neste sábado (17/11), às 17h, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n – Centro). A entrada é um quilo de alimento não perecível e o evento tem o apoio do Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Com uma hora de duração, a obra nasceu com o objetivo de encontrar uma via para levar as produções musicais locais a circularem por outros cenários. Dessa forma, o documentário apresenta um breve histórico das bandas locais e autorais do Metal, gênero que surgiu a partir do Rock’n’ Roll.

De acordo com o guitarrista da banda Eutanase, Thiago Rocha, a produção do vídeo começou a partir do “Schizofrenic Fest”, evento realizado em abril de 2018 para comemorar e relembrar o show da banda Sepultura em Manaus, no ano de 1988, o qual é considerado por muitos músicos de rock e metal amazonenses como um divisor de águas da cena local.

“Conversando com meu amigo Douglas Mandrake, decidimos fazer, além do Festival, um produto que de fato somasse e deixasse registrado que em Manaus tem muita coisa boa e que o público daqui também recebe muito bem qualquer banda que queira trazer seu trabalho”, comenta o músico.

Thiago Rocha também conta da sua parceria com o apresentador mineiro do Canal Heavy Metal Online, Clinger Carlos, responsável pela direção, produção e edição da obra. “Ele é um cara bastante visionário e inteligente. Levanta pautas importantes, problematiza tabus e discute temas que realmente somam no atual contexto do gênero. Nos três dias em que ficou em Manaus, trabalhamos e rodamos a cidade inteira atrás de informações, bares e materiais que dessem solidez ao documentário.”

No evento, fãs de Metal poderão conferir as entrevistas e os vídeos musicais da trilha sonora de “A Força que vem do Norte”. “Depois de editado, o Clinger me mandou um prévia do material. Achei excelente e assistindo com minha namorada, ao final, perguntei dela qual tinha sido a impressão do produto. Ela disse: ‘cara, eu quero montar uma banda!’ Essa resposta me deixou inspirado para não apenas lançar na internet e, sim, fazer um evento que pudesse talvez gerar esse sentimento em outras pessoas. Agradeço a todos nossos parceiros e bandas que nos apoiaram neste projeto”, afirma Thiago Rocha.

Recepção e experiência – O apresentador Clinger Carlos esteve em Manaus nos dias 5, 6 e 7 de abril, e conta como foi sua experiência na capital amazonense, além de comentar sobre a sua visão a respeito da cena local de Metal. “Foi uma experiência totalmente diferente, já viajei por várias cidades, mas o cenário de Manaus realmente me chamou a atenção. As pessoas dentro do Heavy Metal (em Manaus) tem um comportamento diferente, e o movimento é mais misturado, em relação as que estão no sudeste, onde o movimento é mais segregado, mais dividido entre estilos e bandas”.

“Sobre o contato com as bandas de Manaus, tive certeza de que as pessoas do Norte do país são mais receptivas e calorosas. Elas querem te receber, levar para conhecer algum lugar ou para provar da culinária manauara, e isso me surpreendeu bastante. Consegui entrevistar e conversar com várias delas e, neste documentário, retrato os pontos altos e baixos da cena, abranjo um pouco da história, mas também busco falar da atualidade e das pessoas que estão ativas no cenário, pois o reflexo delas para os outros músicos é muito maior do que as bandas que já pararam”, explica.

Shows – Após a exibição do documentário, haverá shows das bandas Eutanase e Jarakillers, além de uma jam session com músicos que participaram do Schizofrenic Fest.

Coletânea – Ainda no dia do evento, também será lançada a segunda edição da “Green Hell Colection”, uma coletânea de músicas de treze bandas locais, organizada pelo guitarrista da banda Jarakillers, Carlos Nose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here