Corpo de Dança do Amazonas comemora 20 anos com nova coreografia

Espetáculo “Mata”, de Clébio Oliveira, estreará no dia 19 de novembro

O Corpo de Dança do Amazonas (CDA) lançará, no dia 19 de novembro, uma coreografia em comemoração aos 20 anos de fundação do grupo. “Mata”, de Clébio Ferreira, estreará no Teatro Amazonas (avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro, zona sul), com apoio do Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O espetáculo começará às 20h e terá entrada gratuita.

Inspirada na realidade amazônica, a coreografia de Clébio Oliveira destaca todos os bailarinos do CDA. O artista afirma que a inclusão de todos os membros da companhia no espetáculo é uma forma de comemorar a trajetória do grupo.

“Eu estou muito contente. É uma companhia muito receptiva. Já trabalhei em grupos com muitos bailarinos, mas aqui o desafio é trazer todo o grupo para cena. Eles possuem experiências diversas, corpos diferentes. Neste caso, o mais importante é destacar o coletivo, em uma apresentação de excelência em todos os sentidos”.

De acordo com Clébio, “Mata” é uma dança contemporânea com características fortes, e, ao mesmo tempo, é sensível e poética. Sobre a coreografia, ele afirma que a apresentação é uma reflexão a respeito do sentimento de pertencimento social.

“A ideia inicial é inspirada no ser indígena e no sentimento de ser estrangeiro em seu próprio país. A gente precisa ver a abrangência disso e como até nós nos sentimos em nossa própria comunidade. Esse foi nosso ponto de partida”, conta.

CDA – O Corpo de Dança do Amazonas foi criado em 1998, pelo Governo do Estado do Amazonas, para compor os Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Ao longo dos anos, o grupo vem desenvolvendo um trabalho voltado às demandas do Estado, aprimorando os talentos amazônicos.

Entre os diretores do grupo, ao longo de 20 anos, estão Joffre Santos, que dirigiu o grupo de 1998 a 2002; Ivonice Satie, que foi diretora de 2002 a 2006; e desde 2007, Getúlio Lima dirige os 26 bailarinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here