Cine Teatro Guarany receberá Mostra de Cinema Cubano

Programação conta com exibição dos filmes “A Bela de Alhambra”, “Cidade em Vermelho” e “Os Deuses Quebrados”

Com o intuito de celebrar a história e a cultura de Cuba, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com o Consulado de Cuba em Manaus, promoverá de 6 a 8 de novembro, às 19h, a Mostra de Cinema Cubano, no Cine Teatro Guarany (Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro – Vila Ninita). A entrada será gratuita.

No primeiro dia da mostra (06/11) será exibido o drama musical “A Bela de Alhambra” (1989). Dirigido por Enrique Pineda Barnet, o filme conta a história da jovem dançarina Rachel, que sonha em se tornar uma artista famosa no Teatro Alhambra, um lugar só para homens. A obra é baseada no romance “Canción de Rachel”, de Miguel Barnet.

Já na terça-feira (07/11), o público poderá assistir ao filme “Cidade em Vermelho” (2009), dirigido por Rebeca Chávez, e que traz uma reflexão sobre a violência e como ela deixa sua marca nas pessoas. Nesta obra, a diretora também faz uma releitura das personagens do romance “Bertillón 166” e da história da própria Santiago de Cuba.

O filme a ser exibido na quarta-feira (08/11), último dia da mostra, é “Os Deuses Quebrados” (2008), de Ernesto Daranas, e foi selecionado ao Oscar em 2010, na categoria de filmes estrangeiros. Na trama, a professora universitária Laura investiga o cafetão cubano “Alberto Yarini y Ponce de León”, e ao tentar demonstrar a validade do personagem lendário, ela entra em uma das áreas mais complexas da realidade atual de Havana.

Ainda no mesmo dia, após a exibição de “Os Deuses Quebrados”, haverá a degustação de comidas típicas de Cuba, como arroz congrís, carne de porco, macaxeira com molho à cubana e bananas fritas.

“Celebramos em 20 de outubro o dia Nacional da Cultura Cubana, e este ano também estamos comemorando o aniversário de 150 anos desta data especial para nós cubanos, pois foi a primeira vez que cantamos o hino do nosso país, em 1868. A Mostra de Cinema vem para encerrar a programação de comemoração por este dia”, explica o cônsul geral de Cuba em Manaus, Turcios Lópes.

Todos os filmes da Mostra são recomendados para maiores de 14 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here