Amazonas Band faz retrospectiva dos concertos de 2018, nesta terça-feira (6)

Com classificação livre, show relembrará a trajetória da orquestra, no ano de 2018

Para celebrar mais um ano regado a muito swing, novos desafios musicais, parcerias com grandes nomes do jazz mundial e um público cada vez mais amplo, a Amazonas Band realizará, nesta terça-feira (06/11), às 20h, a retrospectiva dos concertos apresentados em 2018. O show, realizado pelo Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tem entrada gratuita e acontecerá no Teatro Amazonas.

Composta por 20 músicos profissionais, a Amazonas Band fez cerca de 20 apresentações ao longo deste ano, sendo a primeira no município de Autazes, em comemoração ao aniversário da cidade, em fevereiro.

Nos meses seguintes, a orquestra ofereceu desde concertos especiais – homenageando grandes compositores da cena jazzística contemporânea como Frank Mantooth, Bob Mintzer e Daniel Barry -, até um especial de música brasileira, relembrando as participações do Brasil em diversas Copas do Mundo de Futebol, logo após a Copa FIFA 2018.

Para o maestro Rui Carvalho, arranjador, regente e diretor artístico, chegar ao nível técnico alcançado pelos músicos da banda é motivo de muito orgulho. “Quando cheguei 2001, compreendi a necessidade de desenvolver um trabalho de base e de iniciação musical a partir de um núcleo formador. Hoje, temos o privilégio de contar na banda com alunos egressos do Liceu Claudio Santoro, assim como constatar que um ex-integrante da Amazonas Band está em fase de conclusão de um doutorado em música popular na Universidade do Sul da Califórnia, dirigida por Bob Mintzer. Talento, trabalho e dedicação, acabam por render bons frutos”, ressalta Carvalho.

O maestro também destaca o sucesso da banda, durante os 18 anos de trajetória. “Desde o início do meu trabalho com a Amazonas Band que uso a metáfora da chama que arde dentro de nós e nos impele. Há que manter essa chama viva, motivada e buscar sempre fazermos o nosso melhor, buscar sempre a excelência. Já temos planos para brindar o público em 2019 com um repertório particularmente instigante. Afinal, o enorme manancial de compositores brasileiros, nos enseja aprofundarmos essa busca”.

Parceria – A Amazonas Jazz Band recebeu, no palco do Teatro Amazonas, o guitarrista e compositor brasileiro Bruno Mangueira e o pianista americano Phil DeGreg como solistas convidados em espetáculo inédito, no mês de setembro.

O maestro Rui Carvalho assinala que o duo e a Amazonas Band disporam apenas de dois dias para ensaiar, na volta das férias, e o resultado foi surpreendente. “O Bruno é um grande músico e arranjador, já tínhamos tocado músicas dele, mas pela primeira vez tocamos com o pianista DeGreg e com o próprio Bruno no palco. Foi muito gratificante ouvir de Bruno que a Amazonas Band lhe oferecera a melhor interpretação que escutara até então de alguns dos seus próprios arranjos”, comenta o maestro.

Público – Em 2018, a Amazonas Band conseguiu trazer novos públicos para a banda e para o Teatro Amazonas. “Temos tradicionalmente a presença de jovens músicos em nossa plateia, mas este ano foi bacana poder oferecer concertos para turistas, para visitantes de congressos internacionais, bem como nos apresentarmos perante autoridades diplomáticas de vários países em visita a Manaus. Isso dá visibilidade ao trabalho que a Secretaria de Cultura/Governo do Amazonas vem fazendo para a manutenção das artes e para a preservação de um monumento vivo tão importante como é o Teatro Amazonas”, destaca Rui Carvalho.

Retrospectiva 2018 – No concerto desta terça-feira (06/11), a Amazonas Jazz Band irá fazer uma viagem por toda a trajetória do ano de 2018, do soft jazz, ao samba, do mambo e da salsa ao fusion.

O programa inicia com “Morning Dance”, de Jay Beckstein, passando por “Tristeza”, de Haroldo Lobo e Niltinho, e “Tequilla”, de Daniel Flores, enfatizando a variedade de gêneros executados pela banda.

Confira a programação:

1. MORNING DANCE

JAY BECKSTEIN

ARRANJO RUI CARVALHO

GÊNERO: SMOOTH JAZZ

2. TECHNO POP

BOB MINTZER

GÊNERO: POP JAZZ

3. SLOWVISOR

EDDIE PALMIERI

ARRANJO RUI CARVALHO

GENERO SALSA

4. GAROTA DE IPANEMA

JOBIM / VINÍCIUS

ARRANJO RUI CARVALHO

GÊNERO: BOSSA NOVA

5. TRISTEZA

HAROLDO LOBO/NILTINHO

ARRANJO RUI CARVALHO

GÊNERO SAMBA

6. RHYTHM OF OUR WORLD

ARTURO SANDOVAL

GÊNERO LATIN JAZZ

7. TEQUILLA

DANIEL FLORES

ARRANJO RUI CARVALHO

GÊNERO MAMBO

Serviço: Amazonas Jazz Band – Retrospectiva 2018

Data/hora: Terça-feira, 6 de novembro de 2018, às 20h

Local: Teatro Amazonas– Avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Classificação: Livre

Duração: 1h10m

Entrada: Gratuita

FOTOS: MICHAEL DANTAS/SEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here