‘A Grande Páscoa Russa’ e sinfonia ‘Do Novo Mundo’ são destaques em concerto com Amazonas Filarmônica

Apresentação gratuita faz parte da Temporada Sinfônica e acontece nesta quinta-feira (18/10), no Teatro Amazonas

A Orquestra Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Otávio Simões, interpretará as obras “A Grande Páscoa Russa: abertura sobre temas litúrgicos”, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov, e a Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo”, do compositor tcheco Antonín Dvořák, nesta quinta-feira (18/10), às 20h, no Teatro Amazonas. A entrada é gratuita. O concerto tem classificação livre e faz parte da Temporada Sinfônica da Orquestra Amazonas Filarmônica.

O concerto terá duração de 1h e será iniciado com a peça “A Grande Páscoa Russa: abertura sobre temas litúrgicos, op. 36”, escrita em meados de 1888 pelo compositor Nikolai Rimsky-Korsakov, que se inspirou em músicas que o influenciaram durante a infância.

“Ele ouvia da janela da sua casa os sinos da igreja e os cantos da liturgia ortodoxa, e isso ficou na sua memória. Depois, ele escreveu uma abertura que usa todo o colorido orquestral e que se baseia nesta tradição ortodoxa. É um compositor da Rússia falando sobre o passado”, comenta o maestro Otávio Simões.

Já a próxima obra do programa, Sinfonia nº 9 em mi menor, op. 95 “Do Novo Mundo” (1893), traz como tema o futuro, e nela, Antonín Dvořák retrata sua experiência ao viajar para América.

“O autor foi convidado para ministrar aulas em um conservatório de Nova Iorque e lá ele ouviu a música negra, cantada pelos escravos. Foi então que ele percebeu que, com certeza, esta música seria bastante influente naquele país, e de fato, Dvořák acertou, pois a partir dela surgiu o jazz, o blues, a soul music e o gospel”, explica Simões.

“Nesta sua última sinfonia, ele ainda externa o seu estilo tcheco, mas as melodias possuem certos ares da música negra e dos índios peles vermelhas dos Estados Unidos, e isso acontece numa época em que ainda não existia o jazz. É muito sutil, mas ele tenta incorporar esses elementos na sua música”, ressalta o maestro.

Programa

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908)

A Grande Páscoa Russa: abertura sobre temas litúrgicos, op.36 (1888)

Antonín Dvořák (1841-1904)

Sinfonia n.9 em mi menor, op.95 “Do Novo Mundo” (1893)

I. Adagio – Allegro molto

II. Largo

III. Scherzo: Molto vivace

IV. Allegro con fuoco

AMAZONAS FILARMÔNICA

OTÁVIO SIMÕES, regente

FOTO: DIVULGAÇÃO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here